Biossimilares

O nosso portefólio de terapêuticas anti-TNF é comercializado na União Europeia. Os anti-TNF são um tipo de terapêutica para tratar doenças inflamatórias tais como Artrite Reumatóide, Artrite Psoriática, Artrite Juvenil, Doença Inflamatória Intestinal (doença de Crohn e Colite Ulcerosa), Espondilite Anquilosante e Psoríase. Os inibidores de TNF reduzem a inflamação e impedem a progressão da doença, atacando a substância causadora de inflamação denominada Fator de Necrose Tumoral (TNF - Tumor Necrosis Factor).

Estas terapêuticas são medicamentos biológicos similares (biossimilares) de produtos originadores já disponíveis no mercado. Ao criar uma ponte entre a nossa herança de inovação científica e a oportunidade de reduzir os custos dos cuidados de saúde, aumentando, desta forma, o acesso a medicamentos biológicos, o desenvolvimento de biossimilares é uma excelente forma de fazer a diferença na vida dos doentes que tratamos.

 

Biossimilares

Os biossimilares são uma classificação de medicamentos biológicos semelhantes às terapêuticas biológicas atualmente disponíveis, conhecidas como originadores. Tendo desenvolvido com sucesso medicamentos biológicos originadores complexos durante cerca de 40 anos, atualmente a Biogen é uma das poucas empresas com capacidade de produção e especialização científica necessária para produzir biossimilares de produtos biológicos avançados.

Com muitos medicamentos biológicos a atingirem o fim das suas patentes, a Biogen acredita que os biossimilares são essenciais para salvaguardar futuras inovações na área da saúde. Os biossimilares podem aliviar a pressão sobre os sistemas de saúde, através da redução de custos e da promoção do acesso sustentável a terapêuticas. Os biossimilares podem também expandir as opções para doentes e médicos, de modo a atender às necessidades individuais. A Biogen tem o conhecimento científico para produzir e fornecer de forma confiável biossimilares.

 

Sustentabilidade dos Biossimilares em Portugal

A IQVIA, com o apoio da Biogen, desenvolveu no ano de 2020 o estudo ‘Medicamentos Biossimilares no Mercado Português - Impacto e Evolução’, que analisa a utilização hospitalar de medicamentos biossimilares nas especialidades de Dermatologia, Gastroenterologia e Reumatologia em Portugal.

Retrato dos Biossimilares em Portugal – principais conclusões do estudo1

- Os medicamentos biossimilares têm vindo, de forma constante, a fortalecer a sua posição no mercado português. No segundo trimestre de 2020, os biossimilares das moléculas analisadas pelo estudo (anti-TNFs) atingiram 49% da quota de mercado no que respeita aos dias de tratamento.

- Também nos 7 anos anteriores ao estudo, o mercado dos medicamentos biológicos analisados tem crescido de forma constante em volume, apesar de ter sofrido um impacto em valor pela manutenção e até redução do valor do mercado, resultando em poupanças para o Sistema Nacional de Saúde.

- O mercado dos produtos biológicos tem crescido 8% em volume todos os anos nos países da EU5 (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido), sendo a penetração de biossimilares muito expressiva em países como o Reino Unido, onde atinge os 84% em dias de tratamento até junho de 2020.

- Já Portugal apresenta resultados de penetração de biossimilares ligeiramente inferiores aos da EU5 na maioria das moléculas analisadas (49%).

Utilização dos Biossimilares nos Hospitais em Portugal – principais conclusões do estudo

- Nas especialidades de Dermatologia, Gastroenterologia e Reumatologia, 83%, 93% e 86% dos médicos que tratam doenças autoimunes, respetivamente, prescrevem medicamentos biológicos.

- O custo de terapêutica é o fator que os médicos têm em maior consideração na decisão de prescrição entre originadores e biossimilares, com 50% dos reumatologistas a revelarem muita consideração e 10% alguma consideração.

- Todas as especialidades consideram que os biossimilares são importantes no tratamento futuro de doenças autoimunes (60% na Dermatologia, 70% na Reumatologia e 100% na Gastroenterologia).

- Os diretores de farmácias entrevistados acreditam que os biossimilares já permitiram reduzir os custos com o tratamento das doenças autoimunes entre 25% e 40%.

Se quiser saber mais informação sobre o estudo e sobre como os biossimilares da Biogen contribuem para a sustentabilidade dos Sistemas de Saúde, descarregue aqui a brochura.

 

1. IQVIA | Biogen – Biossimilares no Mercado Português – Impacto e evolução | Dezembro 2020