Histórias

Filomena

 

A Filomena teve um diagnóstico tardio de SMA, mas isso não a impediu de perseguir os seus sonhos.  

Apesar de ter começado a andar com apenas 9 meses, começou desde cedo a apresentar algumas dificuldades motoras. Aos 6 anos os pais notaram que poderia haver algo de errado. Tarefas normais para uma criança, como correr e subir escadas tornaram-se um desafio constante. 

Após uma busca incansável por respostas, foi só aos 17 anos que finalmente foi diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal. Apesar de saber que, a partir desse momento, a sua vida mudaria drasticamente, recusou deixar-se abater.  Encontrou força para seguir em frente e adaptar-se às novas circunstâncias.

“Apercebi-me que poderia ultrapassar todas as barreiras com as quais me iria deparar ao longo da vida. Foi difícil, não digo que foi fácil. Tive muitas vezes que me reinventar e apercebi-me de imediato que não são as limitações físicas que nos derrubam, mas sim a força da nossa mente e a forma como encaramos a vida", partilhou. 

Apesar das limitações físicas, a Filomena nunca deixou de perseguir os seus sonhos. Obteve um diploma em Direito, concluiu um mestrado em Relações Internacionais e Direito Internacional, e iniciou ainda o curso de Estudos Europeus na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 

"Qualquer pessoa portadora desta doença é capaz de realizar qualquer tipo de sonho, desde que queira e que se reinvente", afirma Filomena. 

O apoio da família e amigos revelou-se fundamental para ultrapassar os desafios. A história da Filomena é um testemunho inspirador de resiliência e superação. O seu exemplo prova que, apesar dos desafios impostos pela SMA, é possível alcançar conquistas significativas na vida. 

Também pode estar interessado em:

Image

Atrofia Muscular Espinhal

Filomena

Image

Atrofia Muscular Espinhal

Vítor

Image

Atrofia Muscular Espinhal

Mariana

Image

Esclerose Múltipla

Sandra

Image

Esclerose Lateral Amiotrófica

O Impacto da ELA de Origem Genética

Biogen-213341 | Julho 2023