As associações de doentes e outras organizações de apoio são uma voz extremamente influente no sistema de assistência médica. Ao melhorar a saúde e o bem-estar dos doentes que representam, as organizações de apoio afetam de forma positiva os doentes, bem como cuidadores, família, amigos e as comunidades onde vivem. Essas organizações são fundamentais para ajudar os doentes a obter acesso a informações, educação e serviços relevantes, bem como aos medicamentos de que podem necessitar.

Para a Biogen, essas instituições fornecem importantes aportes sobre como é viver com doenças como a esclerose múltipla (EM), hemofilia e uma variedade de doenças com necessidades médicas altamente não preenchidas, como a doença de Alzheimer, a atrofia muscular espinhal e a esclerose lateral amiotrófica (ELA), para as quais trabalhamos atualmente para desenvolver potenciais opções de tratamento. Estas organizações ajudam-nos a a ter um conhecimento mais profundo sobre as necessidades da comunidade e os desafios que os doentes, as suas famílias, os sistemas de apoio e os profissionais da saúde enfrentam. Esse conhecimento permite-nos desenvolver programas de colaboração para apoio a doentes e cuidadores.

Por exemplo, os comentários de grupos de apoio à hemofilia inspiraram a Biogen a desenvolver uma série de programas robustos de melhoria da qualidade de vida para doentes com hemofilia e suas famílias sobre tópicos, como assertividade, comunicação e negociação. Além disso, através de patrocínios ou donativos, a Biogen apoia o desenvolvimento da educação ou programas de serviços externos com o potencial de melhorar as vidas afetadas pela hemofilia, EM e outras doenças crónicas.